Pesquisar na WEB

Valadares pode ser candidato a vice-governador

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 |


Está em gestação nas hostes governistas um chapa invencível para as eleições de 2010. Ainda falta quase um ano e meio para o embate eleitoral mas em roda de político as conversas giram em torno da formação de uma chapa que contemple a todos sem causar prejuízos a muitos. Até agora, por exemplo, a situação tem um problema sério que é administrar pelo menos três candidatos em potencial para duas cadeiras no Senado.

Duas que podem ser só uma se o ex-governador João Alves Filho, topar a candidatura ao Senado, como exigem os caciques dos Democratas. Estes aumentariam seu cacife na Casa, com a presença de João Alves e não concordam que ele se lance em mais uma avemtira a governador com o sério risco de perder a eleição. Então, João vai ter que adiar sua imensa vontade de ser governador pela 4ª vez. Três vezes está de bom tamanho.

Qual é então a solução mágica que se tem às mãos? Políticos experientes argumentam que uma reeleição de Valadares ao Senado não é tão garantida assim. Há o desgaste de ser senador por dois mandatos – 16 anos, portanto – e ainda ter um filho, Valadares Filho, candidato a reeleição de deputado federal. A bronca tá aí: e Valadares quer tudo sozinho? Pois é para evitar este desgaste que se bola o seguinte:

Em 2010, Valadares seria candidato a vice-governador. Abriria caminho para a reeleição tranqüila do filho e ele próprio não gastaria um só centavo na campanha. A briga ficaria entre Jackson Barreto e Eduardo Amorim, que seriam apoiados por Sua Excelência, o dr. Deda. Vai ser uma briga de foice e martelo no escuro, porque Jackson tem a popularidade e Amorim tem a grana. A outra cadeira seria de dr. João Alves.

O que pode sensibilizar Valadares para esta solução – o diabo é que ele a-do-ra as mordomias do Senado! – é que, ao fim do mandato de Deda, em ele sendo candidato a alguma coisa (e claro que ele vai ser, ou a Senador, disputando a cadeira com a atual titular, Maria do Carmo; ou a vice-presidente, numa chapa petista com Lula à frente) Valadares assumiria o governo e poderia ser, quem sabe?, até o candidato ao governo em 2014 com o apoio do próprio Deda.

E como ficam as pretensões do deputado Ulices Andrade, atual presidente da Assembléia Legislativa, que não sonha com outra coisa senão a vice-governadoria? Bom, em junho de 2010, em plena efervescência eleitoral, aposenta-se do Tribunal de Contas o Conselheiro Antônio Manoel de Carvalho Dantas, cuja cadeira é da Assembléia Legislativa.

Ao ouvir toda esta articulação, Sua Excelência, o dr. Deda, fixou a vista no horizonte e apenas disse:

- Depois a gente conversa...

Por Ivan Valença

Nenhum comentário: