Fonte: Cláudio Nunes
Quando retornar do descanso de 15 dias, o governador deve anunciar alguns nomes no segundo escalão e diretorias. Renato Brandão será aproveitado, assim como a atual prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça.
Fonte: Cláudio Nunes
Fonte: Infonet
Pais já podem acompanhar desenvolvimento acadêmico dos filhos
Através do SIGA, será possível que pais acessem notas e visualizem vida escolar dos filhos que estudem na rede estadual.
Um avanço tecnológico pra uma rede de ensino sucateada ao longo desses anos. O Governo de Marcelo coloca em ação o "Governo das Mudanças".
A partir do próximo ano, a Secretaria Estadual de Educação vai intensificar a divulgação do seu Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Com esse programa, que pode ser acessado via internet, é possível facilitar uma série de operações que antes eram feitas de forma manual, além de disponibilizar aos pais e diretores o acompanhamento pedagógico do aluno.
Emissão de documentos, avaliação de notas, relação de estudantes, horário, grade de professores e outros, são exemplos de procedimentos que podem ser feitos de forma mais rápida e com menos burocracia. O Siga foi desenvolvido no ano de 2007 e durante todo esse ano foi instalado nas escolas da rede estadual. Seus benefícios vão além da organização escolar dos estudantes, já que ele também possibilita à direção registrar presenças e monitorar a evolução de notas.
Para 2009, o grande objetivo da Seed é integrar os pais nesse processo, já que com o acesso ao boletim e a outras informações sobre a vida acadêmica dos filhos é possível que eles estejam cientes do desenvolvimento educacional destes. “Os benefícios desse processo são inúmeros não só para a escola, mas também para os pais e alunos. Existe a possibilidade de o estudante saber
Pais podem acompanhar boletim dos alunos
exatamente como está seu desenvolvimento em relação ao restante da turma e em cada disciplina especificamente, o que dá a oportunidade para que ele tente melhorar”, falou o diretor de tecnologia da Informação da Seed, José Everton Siqueira Santos.
Outro benefício do programa diz respeito à agilidade em processos que antes exigiam mais tempo e uma grande quantidade papel. “Um aluno que deseje fazer uma transferência de uma escola para outra não precisa mais correr atrás de papelada. Outro que queira um documento vai poder utilizar o SIGA e obter na hora, sem precisar esperar três dias para isso”, explica o diretor.
Internet nas escolas
O Siga funciona com uma grande base de dados que é capaz de interligar todas as escolas estaduais e as informações referentes aos 232 mil alunos da rede. Mesmo assim, das 401 escolas estaduais, 210 ainda não possuem internet banda larga. Por isso, além de divulgar o programa entre os pais, a Seed também tem como objetivo implementar até 2010, através de uma parceria com o Governo Federal, banda larga em todas as instituições de ensino.
Secretário
Secretário Estadual da Educação: "Sistema é um divisor de águas"
O secretário estadual de Educação, José Fernandes Lima, ressaltou que o SIGA é um divisor de águas para educação do Estado. “O sistema permite termos o conhecimento em tempo real do número de alunos, assim como a sua distribuição. Ele facilita o gerenciamento não só dos estudantes da capital, mas também do interior. Permite que se acesse horário, boletim e faça a comparação de média com a turma”.
José Fernandes Lima também falou que o objetivo é tornar o programa cada vez mais amigável para que ele seja incorporado pelos pais e alunos.
Fonte: http://www.katiasantana.com.br/home/index.php
Leia Mais…
Veja com exclusividade o que uma das maiores cantoras da atualidade escreveu sobre o falecimento do seu tio-avô Dr. Ormeil, que podemos considerar um Itabaianense de corpo e alma, apesar de não ser natural de Itabaiana
A Carta
Meu tio-avô, Ormeil, tão querido, cuja inteligência e a cultura me inspiram profundamente, faleceu em meados de novembro. Fui acometida por uma tristeza enorme, ao passo que aceitei, pois ele estava cansado e havia vivido o suficiente e, na maior parte de sua experiência na Terra, agradado a Deus. Tenho algumas cartas dele guardadas comigo. Tenho muitos ensinamentos que jamais sairão da minha memória e do meu coração.
Talvez ele tenha partido sem ao menos saber o quanto era admirado por mim. Não poderia publicar nenhuma das outras cartas que recebi, pois as lições são extremamente pessoais. Mas, tenho certeza que, ao lerem esta, escrita faz quase onze anos, vocês perceberão a importância do amor em família e da sabedoria.
Por conta da experiência e do zelo do meu saudoso tio, fui envolvida de uma só vez em uma atmosfera de força de vontade, dedicação, proteção, respeito e, sobretudo, amor. Nossa família é o nosso pilar. Percebam os sinais que recebi, sintam que eu me fortaleci porque a minha volta estavam pessoas que acreditaram em mim.
Relendo esta carta, fazendo um resgate de tudo que experimentei em poucos e intensos anos, testifico que ninguém é feliz sozinho. Precisamos de apoio. Cada um de nós necessita ser impulsionado e eu sei que é por esse motivo que um dos principais ensinamentos de Jesus Cristo reza que devemos amar o próximo como queremos ser amados.
Saudades de meu tio. Não estive presente em muitos desses últimos momentos de sua vida, mas existe grande parte de mim que exala o que havia de melhor nele. Agora quero ser melhor para, então, fazer o mesmo pelo meu filho. Queria que meu tio tivesse visto o que aconteceu ontem no Carnatal. Foi incrível!!!!! Amanhã torno a escrever e falo sobre a noite inesquecível que tive na minha cidade, capital do Rio Grande Do Norte.
CL
---------------------------------------------
Itabaiana, 19 de junho de 1998
Querida sobrinha-neta Claudinha:
Foi no dia 15 de novembro de 1993. O carro de seu pai deslizava pelo asfalto da “Paralela”, rumo `a chácara de meu irmão Mário.
Súbito, uma voz meiga, suave, canora, chegou aos meus ouvidos com a seguinte pergunta:
-Meu tio, por que o senhor nunca me escreveu? Eu gostaria de, também, receber uma carta sua.
Era você, Claudinha, que assim me falava.
Numa de minhas cartas (30-12-91) a Ilna, sua extremosa mãe e filha minha pelo coração, eu dizia que você é jovem e traz na mente as cores sublimes da vida.
Era uma profecia. Eu antevia a glória imensa do seu porvir não muito distante.
Hoje finalmente chegou o dia de se realizar a sua vontade, embora de nada valham as palavras tremulas de um ancião, mas que tem um pensamento lúcido, amante da vida e um coração que é o arcano, o repositório do amor de todos aqueles a quem amo, inclusive e especialmente você.
Venho acompanhando, através das noticias recebidas de minha idolatrada Ilna, o seu rápido e veloz progresso em tudo o que faz, tanto nos estudos como no setor artístico.
Jovem, criança ainda, você já brilha no firmamento das cantoras e a sua estrela há de fulgir cada vez mais até ofuscar o próprio brilho do sol.
Seja sempre você mesma. Não deixe que o orgulho empane a graça e a meiguice de que você é o símbolo.
Quanto mais sei de seus triunfos em cada apresentação nos palcos dessa minha Bahia, mais sonho com o esplendor em terras outras desse nosso rincão brasileiro até chegar a apoteose máxima nos procénios dos teatros mais sublimes do Universo.
Oh! Como transborda de alegria a alma deste velho tio-avô a cada nova notícia de seu engrandecimento na vida.
Saiba agradecer primeiramente a Deus que lhe deu tantos encantadores dons como o da beleza, da voz argentina, da graça, da simplicidade e, principalmente, da saúde. Em nível idêntico, sejam seus agradecimentos pra esses pais maravilhosos que você tem- Claudio e Ilna- que lhe dão o amor, a educação, a orientação precisa na vida, o alerta para os percalços que possam sobrevir, e, que, vezes muitas, se mascaram de doirado, num luzir falso e traiçoeiro.
Minha querida Claudinha, como eu gostaria de, pessoalmente, dar-lhe o meu abraço de parabéns e poder deixar, orgulhoso, um ósculo sincero na tua fronte augusta. Nessa impossibilidade, peço a seus pais que o façam por mim.
Sei que palavras mais belas e mais sensatas você tem ouvido de seus pais, mas uma pétala de rosa não faz extravasar a água de um copo totalmente repleto.
Tenha sempre os olhos fitos no futuro e que o passado sirva, apenas, para a reflexão do que deva ser restaurado.
Minhas cartas são um “jornal”, como diz minha querida Ilna, mas é que o meu amor é a expressão da verdade e a verdade me empolga. Quando percebo, já escrevi demais.
Que as bênçãos do Altíssimo caiam em catadupa sobre você, seus pais e irmão.
Eu fico a entoar louvores a Deus por ter me dado uma sobrinha-neta tão maravilhosa quanto você.
Seu tio-avô,
Ormeil Câmera
"Dr. Ormeil Câmera nasceu em Salvador em 1920. Formou-se pela UF Bahia em 1955 e foi para Itabaiana em 1957. Serviu ao povo itabaianense durante 48 anos e encontrava-se aposentado. Foi o primeiro diretor do Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno, era viúvo e tinha três filhos, dos quais um já é falecido. Além da Medicina, uma outra paixão dele era a literatura, onde é autor de três livros."
Fonte: http://blogdaclaudinha.claudialeitte.uol.com.br/blog_claudinha/
Rapidinhas...
Os salários dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro deverá ser pago até o dia 30 do corrente mês.
A última parcela referente ao 13° foi paga no dia 20 de dezembro.
Leia Mais…FLORO RENDE AGENTES PENITENCIÁRIOS, ALGEMA-OS E FOGE DO HOSPITAL SÃO LUCAS
Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=2112200821592412037
Fonte: Ne Noticias
PS: A mesma história acontece. Inacreditável, a polícia sergipana passar por esse ridículo outra vez.
Leia Mais…Maria fará parte do secretariado de Déda
Nesta sexta-feira 19/12/2008, onde ocorreu algumas inaugurações de obras na cidade de Itabaiana, o Governador Marcelo Déda em seu discurso foi bem direto. "Maria tire umas férias de 15 dias no início de janeiro, que eu também vou tirar as minhas, mas quando você retornar quero conversar com você no meu gabinete. Uma administradora e política séria como você é raro hoje em dia, quero um lugar perto de mim, ajudando a administrar em prol do povo sergipano". Cabe agora saber onde e como Maria desempenhará suas competências como administradoras já comprovadas e de que forma ela ajudará no Governo das mudanças.
Foto: Jorge Henrique/ASN
Leia Mais…Foto: Márcio Dantas/ASN
Leia Mais…Fonte: Ne Noticias
Fonte: Cláudio Nunes
Fonte: Cláudio Nunes www.infonet.com.br
Veremos!
Heleno, barba de molho se não a presidência da câmera já era!
Fonte: Cláudio Nunes.
Senado deve votar hoje PEC que cria 7,3 mil vagas de vereadores
O plenário do Senado pode votar hoje a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que aumenta em 7.343 o número de vereadores no país, crescimento de 14,1%. Embora nos bastidores haja apoio de vários partidos, os líderes das bancadas preferiram não antecipar ontem como irão se posicionar. A proposta vem sendo questionada porque além de aumentar o número de vereadores mantém as regras da Constituição de repasse para as Câmaras Municipais. O texto aprovado na Câmara previa a redução das despesas, mas esse parágrafo foi retirado no Senado sob o argumento de que irá tratar essa parte em uma nova emenda constitucional.
Acordo para votação
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse ser favorável a emenda, mas que consultará a bancada para tirar um posicionamento. "Só vota com acordo", afirmou. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), também disse que a proposta só será votada se houver consenso entre os líderes. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) admitiu que há pressão para que a proposta seja aprovada. "É uma pressão forte, temos amigos dependendo disso para assumir o mandato", disse. A PEC prevê que as novas regras se aplicam à eleição deste ano. (FSP).
João Alves quer embate com Marcelo Déda/Foto: Arquivo Infonet
Fonte: www.infonet.com.br
Fonte: Ne Noticias
Mônica Bergamo – Folha de São Paulo
Quem será o próximo?
A apresentadora Luciana Gimenez era uma modelo de relativo sucesso no exterior quando explodiu como uma das maiores celebridades do mundo em 1998 -grávida de Mick Jagger, ela foi o pivô, ou a gota que faltava, para que o astro se separasse da mulher, Jerry Hall. Adriana Calcanhotto era a "nova cantora gaúcha" no início dos anos 90 -mas Maria Bethânia já recomendava a "compositora muuuuuito boooa, uma menina que tem um trabalho diferenciado, especial, nobre e com muito humor". Na mesma época, no Ministério da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso começava a preparar o Plano Real.
Os três, que hoje figuram em qualquer lista de personalidades de destaque no Brasil, ajudaram a coluna, que ouviu outros "conselheiros", a mapear futuros talentos em suas respectivas áreas que poderão transbordar das reportagens especializadas para desfilar na página 2 da Ilustrada.
CELEBRIDADE
Luciana Gimenez acha que a grande promessa do futuro é Sasha, a filha de Xuxa. "Ela vai seguir os passos da mãe. Sasha não nasceu. Ela estreou." A apresentadora elege até uma parceira para a futura estrela: Lívian, filha de Renato Aragão.
"Elas podem ter, no futuro, um programa como o "Simple Life", da Paris Hilton. Já imaginou as duas andando de carro blindado, falando da semana, dos namorados e contando como é a poluição, o cheiro na marginal Tietê?" Para Luciana, "se a Sasha tem talento ou não, são outros quinhentos. Mas a menina gosta, tem vocação. Já é meio caminho andado". Já para Lucas, seu filho com Mick Jagger, ela vê um futuro diferente.
"Ele adora música mas, quando canta, é de costas [por causa da timidez]. Agora, se ele quiser ter uma banda, eu vou estar lá com a camiseta de Lucas Jagger, enxuta, toda repuxada, de calça justa -com cinta para esconder as banhas -e pagando o maior micão."
MÚSICA
Adriana Calcanhotto aposta na cantora Ava Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha, "que tem uma p. voz, uma ótima presença de palco. A menina é uma artista". Já o roqueiro Lobão diz que o "novo Lobão, transgressor de regras" será, na verdade, uma mulher: a cantora Mallu Magalhães, 16. "A carreira dela já começou de modo imprevisível, com uma megavisitação na internet.
Daí você vê uma garota cantando em inglês, com um estilo muito próprio de se vestir, que põe um sapato de cada cor. Me identifico porque eu também comecei aos 16 anos. E ainda tem essa história do namoro [com Marcelo Camelo, 30]. Tem gente apaixonadíssima pelo romance, tem gente que acha um incesto. Ela vai perdurar. Daqui a 25 anos, ela ainda vai estar sendo falada."
ARTISTA
Patrícia Pillar joga suas luzes sobre a atriz Bruna Marquezine. "Acompanho a carreira da Bruna e percebo a sua clara evolução como atriz. Ela passou da intuição à elaboração. Seus personagens estão cada vez mais construídos, e olha que ela ainda é muito jovenzinha.
Isso aponta para um futuro mais do que promissor."
CINEMA
O cineasta João Moreira Salles não indica uma pessoa -e sim um ponto geográfico de onde emergirão as futuras estrelas do cinema nacional. "Dizer que a próxima grande novidade do cinema brasileiro tem boa chance de sair de uma dessas áreas mais pobres, que hoje têm acesso a câmeras e ilhas de edição, soa a populismo barato.
Ainda assim, se tivesse que pôr minhas fichas em alguém, diria que um cinema surpreendente surgirá de lugares que nunca fizeram cinema." Cacá Diegues pensa igual: "A próxima novidade de nosso cinema serão os filmes feitos por jovens cineastas moradores da periferia de nossos grandes centros urbanos, testemunhas da vida em suas próprias comunidades, porta-vozes deles mesmos".
POLÍTICA
Fernando Henrique Cardoso aponta Marcelo Déda (PT-SE), governador de Sergipe, Eduardo Campos (PSB-PE), governador de PE, Beto Richa (PSDB-PR), prefeito de Curitiba, e Wilson Santos (PSDB-MT), de Cuiabá, como futuras grandes estrelas da política nacional.
Fonte: Correio Braziliense
O Senado deve votar amanhã uma proposta de emenda constitucional (PEC) que recria 7.343 cargos de vereador no país, levando em conta os números do mais recente censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A intenção é votar a matéria, que tramita desde 2004, antes do recesso parlamentar, mas a decisão sobre a entrada em vigor do novo número de vereadores e se ele já passará a valer para o próximo mandato deverá ser tomado pela Justiça Eleitoral, apesar de o texto do projeto afirmar que a modificação vale para as eleições deste ano.
Em Minas Gerais, por exemplo, a PEC vai alterar a composição da Câmara de 229 dos 853 municípios mineiros, aumentando em 11% em todo o estado o número total de vereadores. Em outros municípios brasileiros, a quantidade de representantes nos legislativos municipais vai crescer 75%.
Polêmica, essa proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados, em maio passado, mas com um detalhe que foi excluído do texto do Senado: ela reduzia o percentual dos recursos máximos que poderiam ser gastos pelas câmaras municipais. Mas não houve acordo sobre essa mudança e ela foi retirada do texto original e deve tramitar na forma de uma PEC paralela. Levando em conta o prazo médio da tramitação de uma emenda, ela provavelmente não será votada antes das próximas eleições municipais, em 2012.
Para o relator da proposta no Senado, César Borges (DEM-BA), da forma como estava, o texto propunha reduções muito drásticas nos gastos das câmaras municipais, por isso precisava de mais debate. De acordo com a proposta original, apresentada pelo deputado federal Pompeo Mattos (PDT-RS), a redução do teto dos repasses representaria, segundo cálculos de 2004, uma queda de cerca de R$ 1 bilhão nos gastos dos legislativos municipais.
Cofres
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, disse que a entidade ainda não avaliou o impacto do aumento do número de vereadores em todo o país para os cofres do município, pois a entidade não contava com a divisão da proposta originária da Câmara em duas PECs, deixando para segundo plano a redução dos percentuais. Apesar disso, já adiantou que as despesas vão crescer, já que muitas câmaras não gastam todo o repasse a que têm direito.
Ziulkoski também disse não ter certeza sobre a aplicação dessa nova norma para as câmaras eleitas em outubro passado. Segundo ele, em uma consulta feita à Justiça Eleitoral, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) foi informado de que a nova composição dos legislativos municipais só teria validade para o ano que vem se fosse aprovada até 30 de junho deste ano, prazo final das convenções para a escolha dos candidatos. Mas, mesmo assim, não há certeza sobre a não entrada em vigor, caso a PEC seja mesmo aprovada esta semana, já que certamente haverá contestações por parte dos suplentes de vereadores.
O aumento de vagas vai na contramão da decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em abril de 2004, cortou cerca de 8 mil vagas de vereadores, ao regulamentar o artigo da Constituição que determinava que deveria existir uma proporcionalidade entre o número de parlamentares e a população. Como a regra não era muito clara, os municípios decidiam por conta própria sobre o número de representantes nos legislativos municipais, gerando inúmeras distorções e contestações pelo Ministério Público. Só que o TSE reduziu apenas o número de vereadores, deixando para o Congresso Nacional a decisão sobre os limites dos gastos.
O parecer do relator César Borges já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e que deve ser votado amanhã manteve da proposta original da Câmara apenas a distribuição do número de vereadores de acordo com 24 faixas de população, que variam de nove representantes para municípios com até 15 mil habitantes até o máximo de 55 para cidades com mais de 8 milhões de habitantes.
Fonte: http://www.nabocadopovo.jor.br/
Luciano convoca servidores demitidos por Maria para reunião
O prefeito eleito do município de Itabaiana, Sergipe, Luciano Bispo de Lima (PMDB), convocou para segunda-feira, 15/12 às 19 horas, na CDL da Rua Quintino Bocaiúva, uma reunião com os 600 servidores da prefeitura aprovados em concurso em 2002 e contratados por ele no final de seu terceiro mandato em dezembro de 2004, mas demitidos por decreto da prefeita Maria Mendonça (PSB) em janeiro de 2005. A reunião é para tratar do retorno destes servidores ao trabalho como prometido por Luciano durante a campanha de 2008. Apuramos que o prefeito eleito proporá aos servidores o retorno de todos ao trabalho mediante a revogação do decreto de Maria desde que eles desistam da ação de reintegração que corre na justiça e se comprometam de não cobrarem os salários dos últimos quatro anos. Ao município caberá regularizar a situação de todos junto à previdência social para fins de aposentadoria e pagar os salários a partir do retorno ao serviço. Quem concordar retornará imediatamente, quem discordar poderá… bem quem discordar tem algumas possibilidades a serem analisadas, como por exemplo, cobrar judicialmente os salários e todos os benefícios que deixaram de receber ao longo desde quatro anos, uma vez que ao revogar o decreto da prefeita Maria Mendonça Luciano estará reintegrando a todos com direito a tudo que a legislação prevê. Aguardemos
OBS: CORRE BINO!
É a decisão sobre o futuro da filha do ex-deputado Bosco Costa está lançado a ela mesma. Com a decisão e o entendimento dos ministros do TSE (ver TSE reafirma que servidor da Justiça Eleitoral não pode exercer atividade política. (Caso Grazielle Costa) , Grazielle terá que escolher entre ser prefeita de Moita Bonita ou perder o "emprego de verdade" que ela conquistou por concurso público no TRE.
Leia Mais…O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, na sessão desta quinta-feira (11), a filiação e o registro de candidatura de Glória Grazielle da Costa, prefeita de Moita Bonita (SE) que concorreu à reeleição no último dia 5 de outubro. A candidata já exercia o cargo de prefeita do município ao se inscrever e ser aprovada em concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A impugnação do registro de Glória Grazielle foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e aceita pelo próprio TRE de Sergipe.
Os ministros ressaltaram que, mesmo no caso da candidata, deve ser aplicado o artigo 366 do Código Eleitoral, que estabelece que “os servidores de qualquer órgão da Justiça Eleitoral não poderão pertencer a diretório de partido político ou exercer qualquer atividade partidária, sob pena de demissão”.
Ou seja, embora o TSE tenha deferido o registro de sua candidatura, Grazielle está sujeita à penalidade de demissão pela Corte Regional, já que servidor da Justiça Eleitoral não pode ter filiação partidária nem exercer atividade política. Grazielle é filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
A candidata sustentou no recurso acolhido pelo TSE que exerce o cargo de prefeita e que, ao ser aprovada no concurso para o Tribunal Regional, tomou posse e imediatamente pediu licença para continuar à frente da prefeitura.
O ministro Marcelo Ribeiro, relator do caso, afirmou em seu voto que, pelo artigo 366 do Código Eleitoral, para preservar a moralidade, “não é compatível a filiação partidária com o exercício do cargo de servidor da Justiça Eleitoral”. O ministro ressaltou que o artigo também se aplica ao caso de Glória Grazielle, no que foi acompanhado pelos demais ministros.
Com boa parte das perguntas feitas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre votos nulos e a realização de novas eleições já respondidas pelo plenário da Corte, o ministro Carlos Ayres Britto, encaminhou nesta sexta-feira (12) ofício aos presidentes dos tribunais regionais informando as diretrizes já consolidadas pela Corte superior. A intenção do presidente do TSE é que as informações sejam repassadas para os juízes eleitorais, para que essas orientações sejam seguidas, de modo uniforme, em todo o Brasil.
No documento, o ministro explica que para que se decida pela realização de um novo pleito, com base no artigo 224 do Código Eleitoral, os votos anulados – aqueles dados a candidatos que não conseguem confirmar o registro na justiça –, não se somam aos votos nulos por expressa vontade do eleitor.
Outro ponto já decidido, segundo o ministro, afirma que os juizes eleitorais não podem proclamar o resultado de prefeitos eleitos se mais de 50% dos votos no município tiverem sido anulados. Neste caso, a junta eleitoral deve comunicar o fato ao TRE, para a marcação de novas eleições, no prazo de 20 a 40 dias.
Se no município não for atingido o limite de 50% dos votos anulados pela justiça, o juiz pode proclamar oficialmente o resultado, declarando eleito o candidato mais votado. Se a situação vier a mudar no município, por decisão do TSE, o juiz poderá fazer nova proclamação, com o novo resultado.
Britto alerta aos TREs que nenhum candidato com registro indeferido pode ser diplomado, mesmo que exista processo judicial tentando reverter a situação. Na situação inversa, em que o candidato esteja com o registro deferido, mas exista recursos na justiça questionado sua validade, o juiz pode proclamar o resultado. Se o TSE cassar o registro depois de feita a proclamação, o juiz pode proclamar o novo resultado, levando em conta a decisão da corte superior.
Vista
A análise da consulta foi interrompida na sessão da última terça-feira (9) – por um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa, depois que os ministros já haviam chegado a um consenso sobre diversas questões. Assim, como de acordo com o calendário eleitoral, os juizes eleitorais têm até a próxima quinta-feira (18) para proclamar o resultado das eleições nos municípios brasileiros, Ayres Britto decidiu esclarecer o que já ficou assentado pelo TSE.
Já se pronunciaram sobre o tema a ministra Eliana Calmon, e os ministros Arnaldo Versiani, Marcelo Ribeiro, Eros Grau e o presidente, Carlos Ayres Britto.
Fonte: http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1138478
Faltando duas semanas para o encerramento dos trabalhos no Senado, se não houver entendimento dando prioridade ao projeto, ele ficará mesmo para o próximo ano. Caso seja votado em definitivo pelo Senado Federal em dois turnos. Veja como ficará o quadro de vereadores em Itabaiana:
Progresso com Liberdade:Francis de Andrade, Fabinho do Abrigo, Professora Ivoni, Carlinhos da Atlética, Vardo da Lotérica, Silveira, Vado de Olimpio Grande e Moarcir Imóveis.
Unidos por Itabaiana:Valmir de Francisquinho, José Teles, João Candido, Fernandinho de Heleno de Dona e Ana Paula de Perneta.
Trabalhando pelo desenvolvimento:Dr. Olivier, Heleno de Aciole, Erotilde de Jesus e Zomas.
O quadro entre situação e oposição estaria mudado por enquanto. Tendo a certeza que conversas ocorrerão por parte da bancada de situação liderada então por Luciano Bispo, para que a futura administração garanta a maioria.
O placar parcial mostra 9 vereadores do lado do grupo da atual Prefeita Maria Mendonça contra 8 do Prefeito eleito Luciano Bispo.
OBS: Se a emenda for realmente aprovada antes que acabe o ano, a vaga de presidente da câmera, que já dava como a certo a reeleição de Heleno de Aciole, fica em aberto.
Fonte: Folha Online
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira a PEC (proposta de emenda constitucional) que aumenta em 7.554 o número de vereadores no país. Os senadores, no entanto, retiraram do texto o artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras.
Com a mudança, as Câmaras de Vereadores vão continuar a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem redução nos gastos. O senador César Borges (DEM-BA), relator da proposta na comissão, havia sugerido a redução dos repasses uma vez que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reduziu em 2004 o número dos vereadores no país, mas manteve o mesmo percentual de repasses.
De 2004 para cá, as Câmaras tiveram os números de vereadores reduzidos, mas mantiveram a mesma arrecadação. "Os repasses continuaram os mesmos. Reduziu-se a representação, mas não se reduziu os recursos para o erário. Por isso hoje temos Câmaras com uma verdadeira galinha gorda de arrecadação", disse Borges.
Como os senadores decidiram novamente aumentar o número de vereadores, na prática o relator afirmou que a redução não se faz mais necessário.
PEC paralela
A CCJ decidiu separar o artigo que trata dos gastos para tramitar separadamente na Casa. Com a retirada do artigo, a PEC continua a tramitar no Senado e segue para votação no plenário --mas sem o item referente aos gastos das Câmaras de Vereadores.
A PEC foi aprovada em maio pela Câmara e, desde então, esperava pela análise dos senadores. Os vereadores fizeram pressões para o aumento no número de cadeiras ao longo do ano para que pudesse valer nas eleições de outubro deste ano, mas o Congresso acabou deixando a decisão para o último mês dos trabalhos legislativos.
Os vereadores sofreram um corte de 8.481 vagas em 2004 devido a resolução do TSE que redefiniu o tamanho das Câmaras em relação aos habitantes. A Emenda beneficia principalmente cidades pequenas e médias, com populações entre 15 mil e 1 milhão de habitantes.
Com as mudanças, cidades que têm até 15 mil habitantes terão nove cadeiras na Câmara de Vereadores. O número vai crescendo de acordo com o tamanho dos municípios, chegando ao máximo de 55 cadeiras para as cidades que têm mais de 8 milhões de habitantes.
"As grandes cidades já estavam beneficiadas pela Constituição, essas não terão redução nenhuma no número de vereadores. Mas tínhamos municípios pequenos com maior número de vereadores do que outros com um número superior de habitantes", disse Borges.
De acordo com informações do Ministério Público de Sergipe, este pede a condenação do ex-prefeito de Itabaiana Luciano Bispo, através de duas ações de improbidade administrativa e também o ex-presidente da Comissão de Licitação Roberto Bispo Lima, entre outros. Estão sendo acusados de administrar de maneira incorreta verbas públicas e de programas Federais entre os anos de 2003 e 2004.
Os procuradores que realizaram as acusações pedem que sejam pagos danos morais coletivos a sociedade e que os acusados sejam condenados por improbidade administrativa.
Se algumas pessoas não lembram o Senhor Luciano Bispo já foi acusado pelo Ministério Público em 2005 através de um recurso especial por improbidade, mas este não foi reconhecido pelo tribunal. Agora ele está sendo acusado novamente por práticas bem parecidas com a de outra acusação, que é a prática incorreta de licitações que foram realizadas. Contém um superfaturamento já que o preço foi acima da média de mercado (que nessa ação envolve uma das maiores redes de Supermercados da cidade de Itabaiana, os Peixoto), o mau uso das verbas públicas Federais dos Programas de Educação supervisionados pelo Ministério da Educação (MEC), além da movimentação irregular de grandes valores do Programas Educacionais.
Certamente o Ministério Público deve ter enquadrado esses atos do ex-prefeito nos artigos 10 e 11 da lei 8.429/92, que está relacionada com a improbidade administrativa, ou seja, a desonestidade na utilização incorreta dos recursos públicos.
Já o envolvimento do ex-presidente da Comissão de Licitação Roberto Bispo Lima possui relação com as irregulares licitações, já que estas teriam sido direcionadas e fracionadas com as empresas participantes nas quais os empresários possuem enorme grau de parentesco (José Veríssimo Peixoto, Genilde Carvalho Peixoto, Daniel Nunes Peixoto, Genailde Batista Peixoto, Wesley Batista Peixoto, Josias Nunes Peixoto, Manoel Messias Peixoto, Gicélia Batista Peixoto).
A ação deve ter sido enviada ao Superior Tribunal de Justiça, que provavelmente só iria invocar as partes envolvidas no período de um ano, já que há relativa demora pra julgar os casos. Será dever dos Desembargadores que provavelmente analisaram o caso aceitar ou não a ação, dependendo das provas (embora sejam evidentes, não comprovam nesse momento a culpa do acusado) e da interpretação da lei.
Fonte: http://www.prse.mpf.gov.br/signo/vernoticiaInternet.php?cod_noticia=1486
Lembrete: O cidadão Roberto Bispo mencionado, fora nomeado recentemente pelo então Prefeito eleito e irmão Lucino Bispo, como um dos principais responsáveis pela sua "nova administração".
"Para quem nada espera, o pouco muito representa." (Gonçalves Ribeiro).
"A ninguém ofender, dar a cada um o que é seu"(Ulpiano)
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está dando entrada hoje, 9 de dezembro, em duas ações de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Itabaiana Luciano Bispo e o ex-presidente da Comissão de Licitação Roberto Bispo Lima, entre outros. Eles são acusados de terem utilizado incorretamente verbas públicas federais de programas executados em Itabaiana e supervisionados pelo Ministério da Educação (MEC) entre os anos de 2003 e 2004.
Ambas as ações são baseadas em relatórios da Controladoria Geral da União (CGU). Os procuradores Bruno Calabrich e Eunice Dantas, autores das ações, pedem além da condenação por improbidade administrativa, o pagamento de danos morais coletivos, pelos danos causados à sociedade.
Desvio de finalidade
Em um dos processos, o MPF/SE aponta a existência do desvio de finalidade de recursos dos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Além de movimentação irregular de valores vultosos da conta vinculada do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para outras contas da Prefeitura Municipal de Itabaiana.
A administração municipal é acusada ainda de ter efetuado diversos gastos sem a devida identificação da origem dos recursos na documentação comprobatória das despesas, contrariando o convênio firmado com o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola). Outro convênio que também figura na ação como alvo de irregularidades é o que foi firmado com o Programa Nacional de Transporte do Escolar (PNTE).
Neste caso, foram constatadas irregularidades na licitação de veículo comprado com a verba do programa. “Foram constatadas irregularidades nos dados cadastrais das empresas licitantes e nos documentos de habilitação das empresas convidadas, fatos que evidenciam a prática de fraude no Convite nº 15/2004 ou, no mínimo, uma grave violação aos princípios atinentes às licitações públicas”, afirmam os procuradores na ação.
Os valores totais envolvidos nestas irregularidades não puderam ser constatados exatamente por conta da impossibilidade de comprovação dos gastos. Para o MPF/SE, na concretização dessas ações, houve a colaboração de Roberto Bispo e também da ex-tesoureira do município, Carmen Silva Alves dos Santos.
Licitações
A outra ação de improbidade administrativa versa sobre irregularidades em licitações para aquisição de alimentos com verbas do PNAE e do Proeja. Além de Luciano Bispo e Roberto Bispo, são alvo deste processo mais oito empresários itabaianenses (José Veríssimo Peixoto, Genilde Carvalho Peixoto, Daniel Nunes Peixoto, Genailde Batista Peixoto, Wesley Batista Peixoto, Josias Nunes Peixoto, Manoel Messias Peixoto, Gicélia Batista Peixoto).
De acordo com os procuradores, tais licitações teriam sido direcionadas e indevidamente fracionadas. Vários processos licitatórios foram realizados entre 2003 e 2004 através da modalidade convite, tendo sempre como convidadas empresas cujos sócios majoritários possuem notória relação de parentesco.
Destaca-se ainda que a modalidade convite não seria a adequada para a realização destas licitações, uma vez que os valores das compras ultrapassavam os 80 mil reais. Neste caso, a modalidade pertinente seria a tomada de preços. Em 2003, foram realizadas sete licitações, resultado num valor total de R$ 381.320,15, e em 2004 foram quatro licitações com valor final de R$ 208.686,52.
“O gestor municipal, com a participação dos Presidentes da Comissão de Licitação, o Sr. Juarez Ferreira de Goes e Roberto Bispo Lima, despendeu vultosos recursos públicos de forma absolutamente irregular, beneficiando indevidamente as empresas Comercial Peixoto LTDA, Irmãos Peixoto LTDA, Supermercado Nunes Peixoto e o Supermercado Messias Peixoto LTDA”, afirmam os procuradores.
O ex-prefeito de Lagarto José Raimundo Ribeiro, conhecido como Cabo Zé, foi condenado por improbidade administrativa e terá que ressarcir o valor desviado de R$ 43.790,77, pagar multa de vinte mil reais, além de perder os direitos políticos por cinco anos. Na Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) são apresentadas provas de que um montante repassado ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi desviado.
Em 1995, foi firmado um convênio entre o FNDE e o município, no valor de R$ 124.200,00 para a reforma das 89 escolas municipais. Contudo, ao expirar a vigência do contrato, em abril de 1996, foi constatado que as reformas não tinham sido executadas em todas as unidades de ensino previstas e que parte das despesas não tinha justificativa.
De acordo com a ACP, apenas 31 escolas foram beneficiadas com obras e serviços, sendo que algumas receberam uma quantidade maior de recursos do que o previsto no convênio. Em sua sentença, o juiz federal Fernando Escrivani Stefaniu destaca que, embora o réu tenha informado que foram executados serviços de cobertura, instalações elétricas e hidro-sanitárias, revestimento, pavimentação, pintura e reparo de cercas, somente os gastos com serviços de pintura geral, roçagem e limpeza foram comprovados.
“Ao aplicar parcialmente os recursos federais recebidos, bem como destinar a algumas escolas valores maiores do que o previsto no convênio, em detrimento de outros estabelecimentos de ensino, que nada receberam, no mínimo, significa dizer que houve desvio, dilapidação e malbaratamento do patrimônio público, em face de ação ou omissão praticada pelo réu”, afirma o juiz em sua sentença.
Na ação, o MPF/SE ressalta que a prestação de contas de José Raimundo Ribeiro já tinha sido rejeitada pelo Tribunal de Contas da União, por não ter conseguido provar onde fora aplicado parte do dinheiro do convênio. Esse montante não justificado correspondia em 1996 a R$ 36.968,53, mas foi atualizado para R$ 43.790,77. Além de devolver essa verba ao erário e perder os direitos políticos por cinco anos, Ribeiro ficará impossibilitado de contratar com o Poder Público, ainda que por intermédio de pessoa jurídica, pelo prazo de cinco anos.
Boatos a serem confirmados sobre possível não participação do BLOCO ZORRA na Micarana 2009.
Caso se confirme, os motivos serão revelados depois.
No dia de combate a corrupção várias denúncias sobre tal assunto foram feitas pelos Ministérios Públicos espalhados por todo país.
O TRE/SE considerou elegível o pré-candidato a Vice-Prefeito, Roberto Araújo Silva, fixando que a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe ‘não imputa ao impugnado ato grave suficiente a caracterizar a causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, alínea ‘g’, da Lei Complementar nº 64/90’ (fl. 909).
Entendimento diverso do adotado pelo acórdão recorrido implicaria o reexame da matéria fático-probatória, providência vedada nesta instância (Súmulas n. 7/STJ e n. 279/STF).
Lê-se no acórdão recorrido que a sentença de primeiro grau ‘julgou procedentes as ações de impugnações deduzidas contra Enoque Salvador de Melo, sob o fundamento de pesarem contra ele duas decisões irrecorríveis do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que julgaram as suas contas irregulares de forma insanável (...)’ (grifei) (fl. 905).
O TRE/SE afastou a inelegibilidade do recorrido Enoque Salvador de Melo, vez que os efeitos das decisões que rejeitaram suas contas foram suspensos por decisões da Justiça Estadual, em tutela antecipada. Explicitou que as ações desconstitutivas foram propostas após o pedido de registro de candidatura do recorrido, em 21/7/08, mas fixou entendimento no sentido de que se ‘a decisão final sobre o registro de candidatura ainda está pendente, não deve a Justiça Eleitoral negar o registro se advier decisão judicial suspendendo os efeitos da decisão que rejeitou contas do pretenso candidato’ (fls. 911-912).
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral não está de acordo com a jurisprudência desta Corte:
‘(...) 2. Conforme jurisprudência desta Corte Superior, as inelegibilidades e as condições de elegibilidade são aferidas ao tempo do registro da candidatura’ (REspe n. 22.676, Rel. Min. Caputo Bastos, publicado em sessão de 22/9/04).
‘(...) Apesar de o recorrente ter obtido tutela antecipada em ação declaratória de nulidade de ato administrativo, afastando os efeitos da rejeição de contas pela Câmara Municipal (fls. 247-249), isso só ocorreu em 18 de setembro do corrente, após o pedido de registro da candidatura. Essa circunstância, consoante a jurisprudência do TSE, não suspende a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, g, da LC nº 64/90 para o pleito em curso, conforme ressalta o Ministério Público Eleitoral (...)’ (REspe n. 30.864, Rel. Min. Fernando Gonçalves, publicado em sessão de 6/11/08).
Assim, o recorrido Enoque Salvador de Melo era inelegível no momento do pedido de registro de candidatura, mercê da existência de duas decisões irrecorríveis do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que julgaram as suas contas irregulares de forma insanável, qual anotado no acórdão recorrido.
Dou provimento ao primeiro recurso e provimento parcial ao segundo recurso, com fundamento no § 7º do artigo 36 do RITSE, para indeferir o registro de candidatura de Enoque Salvador de Melo ao cargo de Prefeito do Município de Poço Redondo/SE. A respectiva chapa resulta indeferida, embora o pré-candidato a Vice-Prefeito, Roberto Araújo Silva, seja elegível."
O agravante reconhece que "o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe decidiu contrariamente à jurisprudência dessa Corte Superior, quando aceitou que a ação judicial anulatória pudesse ser proposta após a impugnação do registro do então recorrente" (fl. 1060). Sustenta, contudo, "que não foi esse o único fundamento do acórdão recorrido para afastar a inelegibilidade do ora agravante, pois o tribunal a quo não firmou, em seu decisum, a insanabilidade dos vícios que determinaram a desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE" (fl. 1061).
Alega que "mesmo rejeitada a tese esposada pela Corte a quo quanto aos efeitos da tutela antecipada tardia, cumpre a esse Tribunal Superior examinar se a rejeição das contas possui grave vício insanável que possa gerar inelegibilidade" (fl. 1063). E ainda que as irregularidades não seriam insanáveis pois não há "qualquer nota de improbidade ou de desvio de recursos durante a gestão do agravante à frente da prefeitura municipal" (fl. 1064).
Diz que a competência para julgar contas de Prefeito Municipal é da Câmara Municipal e não do Tribunal de Contas do Estado, razão pela qual não seria possível concluir pela inelegibilidade do agravante com fundamento em decisões do TCE. Indica divergência jurisprudencial entre a decisão agravada e acórdãos do TSE.
É o relatório.
Decido.
O pedido deve prosperar.
O TRE/SE deferiu o registro de candidatura do agravante sob o fundamento de que deveriam ser admitidos os provimentos liminares que suspenderam as decisões que rejeitaram as contas, embora esses provimentos tenham sido requeridos e obtidos após o pedido de registro de candidatura.
Contudo, afirmou também que o Tribunal de Contas do Estado seria o órgão competente para julgar as contas de Prefeito Municipal. Esse entendimento contraria a jurisprudência desta Corte, firme no sentido de que a competência para julgar essas contas é da Câmara Municipal:
"ELEIÇÕES 2008. REGISTRO DE CANDIDATO. REJEIÇÃO DE CONTAS. TRIBUNAL DE CONTAS. CÂMARA MUNICIPAL. COMPETÊNCIA. RECURSO PROVIDO. REGISTRO DEFERIDO.
1. A Câmara de vereadores é o órgão competente para apreciar as contas de prefeito municipal.
2. A desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas não é suficiente para que se conclua pela inelegibilidade do candidato.
3. Recurso especial provido" (REspe n. 29.535, Rel. Min. Marcelo Ribeiro, publicado em sessão de 22/9/08).
Ausente requisito essencial à declaração de inelegibilidade do pré-candidato, vez que as decisões que rejeitaram suas contas não foram proferidas por órgão competente (artigo 1º, inciso I, alínea "g" , da Lei Complementar n. 64/90). É irrelevante, portanto, a existência ou não de provimento liminar suspendendo os efeitos dessas decisões.
Reconsidero a decisão agravada e defiro o registro de candidatura de Enoque Salvador de Melo ao cargo de Prefeito do Município de Poço Redondo/SE (artigo 36, § 9º, do RITSE).
Brasília, 9 de dezembro de 2008.
Ministro Eros Grau, Relator.
Pela primeira vez na vida, aos 33 anos de idade, o lavrador José Osvaldo dos Santos tem o orgulho de mostrar sua carteira de trabalho assinada. Natural de Nossa Senhora das Dores, na região Leste de Sergipe, ele foi um dos 1.380 trabalhadores contratados para trabalhar na Agroindustrial Campo Lindo. O empreendimento genuinamente sergipano é uma das empresas incentivadas pelo governo do Estado, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e abriu oficialmente suas instalações na manhã deste domingo, dia 09
Há um mês como funcionário do grupo, José Osvaldo, que é solteiro, mas tem um filho de 10 anos, já vislumbra um futuro melhor. “Trabalhava em empregos temporários, mas agora com minha carteira assinada posso pensar em adquirir algum bem e garantir um futuro para meu filho”, disse ao afirmar que está muito satisfeito com o novo emprego, onde pretende passar “pelo menos os próximos cinco anos”, conforme previu.
Para o ajudante de pedreiro, Sérgio Antônio Souza Santos, de 30 anos, a chance de trabalhar com carteira assinada representa um sonho realizado. “Quando a gente trabalha na informalidade não é ninguém, a gente não tem crédito para comprar em lugar nenhum, não pode ter conta no banco. Agora as coisas vão melhorar muito para mim”, afirmou o rapaz, que há 15 dias foi contratado pela Usina Campo Lindo. Casado e pai de um menino de um ano, Sérgio Antônio agora espera ver sua esposa ser chamada também para trabalhar no grupo. “Já entreguei o currículo e espero que ela tenha a mesma sorte”, disse.
O empreendimento
Com um total de investimento aproximado em R$ 150 milhões, dos quais cerca de 80% financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Usina Campo Lindo vai produzir diariamente 600 mil litros de álcool e 30 MWh de energia. “Em 2009 estaremos produzindo 600 mil toneladas de cana e no ano seguinte esperamos chegar a um milhão de toneladas”, afirma o empresário Carlos Alberto Vasconcelos, proprietário da Agroindustrial.
Com modernos laboratórios, área para a moenda da cana, refeitório, ambulatório médico, escritório para a diretoria e casas para os colonos a Usina Campo Lindo tem a firme pretensão de tornar-se referência na geração de bionergia para o Brasil. No empreendimento será utilizada a mais avançada tecnologia existente no mercado para a produção de álcool e energia elétrica.
Motores elétricos e redutores planetários para acionamento das moendas, sistema de tratamento de água para caldeira com osmose reversa, tratamento de caldo e automação de todo o processo de fabricação, inclusive do carregamento de álcool serão alguns dos recursos utilizados na nova unidade industrial que terá capacidade de moagem de 1 milhão e 200 mil toneladas de cana por safra.
Incremento industrial
Graças ao trabalho que vem sendo realizado pela equipe de governo, somente entre os anos de 2007 e 2008, 21 novas empresas incentivadas pelo PSDI foram implantadas em Sergipe nos ramos de indústria, hotelaria e serviços, gerando juntas 1.162 empregos diretos. Os investimentos somam R$ 90,8 milhões e as unidades foram implantadas na capital e principalmente em municípios do interior de Sergipe.
Além disso, outros 79 projetos foram apresentados ao Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) e atualmente estão com sua implantação em andamento, em análise, ou com projetos já aprovados e no aguardo da implantação para gerar mais de 4.400 empregos em todo o Estado. Outras cinco indústrias já implantadas em Sergipe vão passar por ampliação de seu parque a fim de gerar 1.020 novos postos de trabalho.
“A política de incentivos do Governo do Estado contribui decisivamente para viabilizar a implantação de novas indústrias como a Campo Lindo, que marca uma nova era da indústria sucro-alcooleira sergipana, gerando centenas de empregos diretos no interior, em resposta à orientação do governador Marcelo Déda de interiorizar a atividade econômica hoje concentrada na região metropolitana de Aracaju”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana.
This Blog is wearing Longbeach Template | Original Design by Free CSS Templates | To Blogger by Template-Godown | Modificado por Wagner Mendonça.