Pesquisar na WEB

Alunos da Rede Estadual de Ensino. Notas na Internet

sábado, 27 de dezembro de 2008 |


Fonte: Infonet

Pais já podem acompanhar desenvolvimento acadêmico dos filhos
Através do SIGA, será possível que pais acessem notas e visualizem vida escolar dos filhos que estudem na rede estadual.
Um avanço tecnológico pra uma rede de ensino sucateada ao longo desses anos. O Governo de Marcelo coloca em ação o "Governo das Mudanças".


A partir do próximo ano, a Secretaria Estadual de Educação vai intensificar a divulgação do seu Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Com esse programa, que pode ser acessado via internet, é possível facilitar uma série de operações que antes eram feitas de forma manual, além de disponibilizar aos pais e diretores o acompanhamento pedagógico do aluno.

Emissão de documentos, avaliação de notas, relação de estudantes, horário, grade de professores e outros, são exemplos de procedimentos que podem ser feitos de forma mais rápida e com menos burocracia. O Siga foi desenvolvido no ano de 2007 e durante todo esse ano foi instalado nas escolas da rede estadual. Seus benefícios vão além da organização escolar dos estudantes, já que ele também possibilita à direção registrar presenças e monitorar a evolução de notas.
Para 2009, o grande objetivo da Seed é integrar os pais nesse processo, já que com o acesso ao boletim e a outras informações sobre a vida acadêmica dos filhos é possível que eles estejam cientes do desenvolvimento educacional destes. “Os benefícios desse processo são inúmeros não só para a escola, mas também para os pais e alunos. Existe a possibilidade de o estudante saber
Pais podem acompanhar boletim dos alunos
exatamente como está seu desenvolvimento em relação ao restante da turma e em cada disciplina especificamente, o que dá a oportunidade para que ele tente melhorar”, falou o diretor de tecnologia da Informação da Seed, José Everton Siqueira Santos.
Outro benefício do programa diz respeito à agilidade em processos que antes exigiam mais tempo e uma grande quantidade papel. “Um aluno que deseje fazer uma transferência de uma escola para outra não precisa mais correr atrás de papelada. Outro que queira um documento vai poder utilizar o SIGA e obter na hora, sem precisar esperar três dias para isso”, explica o diretor.
Internet nas escolas

O Siga funciona com uma grande base de dados que é capaz de interligar todas as escolas estaduais e as informações referentes aos 232 mil alunos da rede. Mesmo assim, das 401 escolas estaduais, 210 ainda não possuem internet banda larga. Por isso, além de divulgar o programa entre os pais, a Seed também tem como objetivo implementar até 2010, através de uma parceria com o Governo Federal, banda larga em todas as instituições de ensino.

Secretário


Secretário Estadual da Educação: "Sistema é um divisor de águas"
O secretário estadual de Educação, José Fernandes Lima, ressaltou que o SIGA é um divisor de águas para educação do Estado. “O sistema permite termos o conhecimento em tempo real do número de alunos, assim como a sua distribuição. Ele facilita o gerenciamento não só dos estudantes da capital, mas também do interior. Permite que se acesse horário, boletim e faça a comparação de média com a turma”.

José Fernandes Lima também falou que o objetivo é tornar o programa cada vez mais amigável para que ele seja incorporado pelos pais e alunos.

Nenhum comentário: