Pesquisar na WEB

FHC aponta Déda como futura grande estrela da política nacional

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 |

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo

Quem será o próximo?

A apresentadora Luciana Gimenez era uma modelo de relativo sucesso no exterior quando explodiu como uma das maiores celebridades do mundo em 1998 -grávida de Mick Jagger, ela foi o pivô, ou a gota que faltava, para que o astro se separasse da mulher, Jerry Hall. Adriana Calcanhotto era a "nova cantora gaúcha" no início dos anos 90 -mas Maria Bethânia já recomendava a "compositora muuuuuito boooa, uma menina que tem um trabalho diferenciado, especial, nobre e com muito humor". Na mesma época, no Ministério da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso começava a preparar o Plano Real.



Os três, que hoje figuram em qualquer lista de personalidades de destaque no Brasil, ajudaram a coluna, que ouviu outros "conselheiros", a mapear futuros talentos em suas respectivas áreas que poderão transbordar das reportagens especializadas para desfilar na página 2 da Ilustrada.

CELEBRIDADE

Luciana Gimenez acha que a grande promessa do futuro é Sasha, a filha de Xuxa. "Ela vai seguir os passos da mãe. Sasha não nasceu. Ela estreou." A apresentadora elege até uma parceira para a futura estrela: Lívian, filha de Renato Aragão.

"Elas podem ter, no futuro, um programa como o "Simple Life", da Paris Hilton. Já imaginou as duas andando de carro blindado, falando da semana, dos namorados e contando como é a poluição, o cheiro na marginal Tietê?" Para Luciana, "se a Sasha tem talento ou não, são outros quinhentos. Mas a menina gosta, tem vocação. Já é meio caminho andado". Já para Lucas, seu filho com Mick Jagger, ela vê um futuro diferente.

"Ele adora música mas, quando canta, é de costas [por causa da timidez]. Agora, se ele quiser ter uma banda, eu vou estar lá com a camiseta de Lucas Jagger, enxuta, toda repuxada, de calça justa -com cinta para esconder as banhas -e pagando o maior micão."

MÚSICA

Adriana Calcanhotto aposta na cantora Ava Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha, "que tem uma p. voz, uma ótima presença de palco. A menina é uma artista". Já o roqueiro Lobão diz que o "novo Lobão, transgressor de regras" será, na verdade, uma mulher: a cantora Mallu Magalhães, 16. "A carreira dela já começou de modo imprevisível, com uma megavisitação na internet.

Daí você vê uma garota cantando em inglês, com um estilo muito próprio de se vestir, que põe um sapato de cada cor. Me identifico porque eu também comecei aos 16 anos. E ainda tem essa história do namoro [com Marcelo Camelo, 30]. Tem gente apaixonadíssima pelo romance, tem gente que acha um incesto. Ela vai perdurar. Daqui a 25 anos, ela ainda vai estar sendo falada."

ARTISTA

Patrícia Pillar joga suas luzes sobre a atriz Bruna Marquezine. "Acompanho a carreira da Bruna e percebo a sua clara evolução como atriz. Ela passou da intuição à elaboração. Seus personagens estão cada vez mais construídos, e olha que ela ainda é muito jovenzinha.

Isso aponta para um futuro mais do que promissor."

CINEMA

O cineasta João Moreira Salles não indica uma pessoa -e sim um ponto geográfico de onde emergirão as futuras estrelas do cinema nacional. "Dizer que a próxima grande novidade do cinema brasileiro tem boa chance de sair de uma dessas áreas mais pobres, que hoje têm acesso a câmeras e ilhas de edição, soa a populismo barato.

Ainda assim, se tivesse que pôr minhas fichas em alguém, diria que um cinema surpreendente surgirá de lugares que nunca fizeram cinema." Cacá Diegues pensa igual: "A próxima novidade de nosso cinema serão os filmes feitos por jovens cineastas moradores da periferia de nossos grandes centros urbanos, testemunhas da vida em suas próprias comunidades, porta-vozes deles mesmos".

POLÍTICA

Fernando Henrique Cardoso aponta Marcelo Déda (PT-SE), governador de Sergipe, Eduardo Campos (PSB-PE), governador de PE, Beto Richa (PSDB-PR), prefeito de Curitiba, e Wilson Santos (PSDB-MT), de Cuiabá, como futuras grandes estrelas da política nacional.

Nenhum comentário: