Pesquisar na WEB


O deputado estadual Ulices Andrade (PDT) vai comandar a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa no biênio 2009-2010. O parlamentar foi reeleito hoje, 3.11, por aclamação. A eleição, que aconteceria no próximo ano, foi antecipada com a mudança regimental acatada por todos os deputados e proposta pelo líder do governo no legislativo, deputado estadual Francisco Gualberto (PT).

A escolha por aclamação é inédita na história do legislativo sergipano. A escolha através deste modelo, prevista no Regimento Interno, foi proposta por Francisco Gualberto e acatada pelos colegas, inclusive os deputados que integram a bancada de oposição.

A reeleição por aclamação, segundo Ulices Andrade, foi um momento histórico vivido pela Casa. “Agradeço a todos os parlamentares por ter reconduzido esse grupo para o próximo biênio. Em meu nome, afirmo que nossa responsabilidade ficou maior ainda. Não lembro, em cinco mandatos, de haver uma eleição por aclamação”.

O presidente reeleito declarou que a escolha por aclamação foi um gesto de generosidade que o tocou. “Isso não me deixa vaidoso, mas ciente da responsabilidade para fazer com que o Poder Legislativo cumpra seu papel, levando esse poder ainda mais perto da população sergipana”.

Com a reeleição, a Mesa Diretora passa a ser formada da seguinte forma:

Ulices Andrade (PDT) – Presidente

Angélica Guimarães (PSC) – Vice-presidente

André Moura (PSC) - 1o Secretário

Adelson Barreto (PSB) - 2o Secretário

Conceição Vieira (PT) - 3o Secretário

João da Graças (PTdoB) - 4o Secretário

Nascido em Canhoba em 1954, Ulices Andrade, em seu quinto mandato como deputado estadual, foi responsável por mudanças importantes no parlamento estadual no biênio 2007/2008. A Assembléia Legislativa foi enquadrada na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nesse período. Apesar das medidas restritivas adotadas, cortando despesas, várias ações foram empreendidas para modernizar os serviços e ampliar as ações do Legislativo.

O pedetista fez uma gestão inovadora, marcada de um lado pela eficiência administrativa, por outro, pela firmeza política e pela maturidade. O parlamento se consolidou, nestes últimos anos, com um legítimo representante das classes populares e dos sindicatos. Tornou-se um interlocutor entre o governo e as categorias do serviço público. E o diálogo com os outros poderes foi ainda maior e positivo.

Coube a Ulices tomar medidas positivas para ajudar o governo a ampliar o efetivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A Assembléia Legislativa devolveu à Polícia Militar 90 policiais que estavam à disposição da Assembléia. Eles reforçam agora o policiamento na capital e no interior. A segurança no prédio passou a ser feita por uma empresa contratada.

Investimentos importantes foram feitos para garantir mais transparência legislativa, a exemplo da instalação do painel eletrônico no Plenário e a criação da Agência de Notícias da Assembléia. Outro ponto positivo foi a reorganização da TV Alese, abrindo espaço para a informação, a crítica e o debate das idéias.

A implantação do Projeto de Edições Técnicas garantiu a publicação do Estatuto do Funcionalismo Público revisado e atualizado e vamos publicar a Constituição do Estado, também revisada e atualizada. “Com esse trabalho e muitas outras ações, conquistamos o apoio dos colegas deputados para a nossa recondução à presidência da Casa”, disse.

Nenhum comentário: