Pesquisar na WEB

Diógenes Brayner - Faxaju Online

Está confirmado: o secretário da Fazenda, Nilson Lima (PT), vai mesmo para a Câmara Federal, onde permanecerá por mais de um ano. Deve assumir em janeiro, como segundo suplente, o mandato de Jackson Barreto (PMDB), que assume uma pasta na área política do Governo. A confirmação foi feita por uma fonte diretamente vinculada ao governador Marcelo Déda.


Para costurar a ida de Nilson Lima para ocupar o mandato de deputado federal, o governador Marcelo Déda convenceu ao primeiro suplente Jorge Alberto (PMDB) a permanecer à frente da Secretaria da Administração. Segundo a fonte petista, já na sexta-feira (05), depois de conversar por quatro horas com Nilson Lima, o governador Marcelo Déda também teve um encontro com o deputado federal Jackson Barreto e tratou do assunto. Não houve problema.

Sábado (07) o deputado federal Jackson Barreto desmentiu a conversa de sexta-feira. Disse, entretanto, que estava em Tomar do Geru, em visita política, quando recebeu um telefonema do governador Marcelo Déda, perguntando se ele iria passar o feriado prolongado em Aracaju. O parlamentar disse que sim e Déda disse que conversaria com ele por estes dias.

Perguntado sobre a possibilidade de ficar em Sergipe integrando a equipe de Governo, Jackson disse que está integrado a um projeto político e não será obstáculo para qualquer medida que venha para fortalecer o grupo liderado pelo governador Marcelo Déda. A resposta de Jackson deixa claro que ele aceita ocupar uma Secretaria de Estado, para que Nilson Lima assuma sua vaga na Câmara Federal.

Confirma: O secretário Nilson Lima confirmou a conversa com o governador e a proposta para ocupar o mandato parlamentar. A conversa entre o secretário e o governador começou com uma pergunta de Déda: “qual o seu projeto político?” Resposta de Nilson: “eleger-se deputado federal em 2010”. O governador tingiu o ponto “G” durante o diálogo: “e por que não assumir já em janeiro a Câmara?”.

O secretário Nilson Lima não resistiu e embora tenha feito ponderações, resolveu topar a parada, porque depois de conversar com aliados foi animado a aceitar, principalmente porque teria mais tempo para fazer políticas, conversar com suas bases eleitorais, além de chegar num momento propício para ele, com o debate sobre a reforma tributária. Na conversa Déda e Nilson esclareceram alguns fatos e que vinham sendo divulgados pela imprensa, sobre o esfriamento político entre ambos.

Segundo ainda uma fonte do Governo, o comentário no Palácio dos Despachos é que o atual presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), José Andrade, assume a Secretaria da Fazenda e para o Banese iria o diretor administrativo do Deso, Ewerton Teireira, que durante 25 anos serviu ao Banco do Brasil, onde ocupou vários cargos.

Nenhum comentário: